quinta-feira, 15 de março de 2012

Gengibre - O Poderoso!!

O Gengibre de nome cientifico (Zingiber officinale).
A planta, possui folhas em forma de lança e raízes com aspecto característico e inconfundível.
O Gengibre é uma planta que necessita de temperatura elevada, entre 25 a 30º, e precipitação de até 2.000 mm anuais, principalmente na época do plantio até o início da formação de novos rizomas.
Esta planta quando cultivada em área com reduzida insolação, desenvolve bem a parte aérea, mas seu rizoma fica reduzido. Os solos preferidos são os de textura leve, bem drenados, para que não haja o apodrecimento dos rizomas pelo acumulo de água. O seu rizoma é retirado ao fim de 10 meses.
Plantio: primavera
Colheita: Inverno. Arrancar os rizomas manualmente quando a parte aérea da planta estiver seca

Na culinária:
Na culinária pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado.
O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem um sabor mais suave. Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o sumo (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shooga), feitas com os rizomas jovens, são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.
Ao preparar seus alimentos junte um pouco de Gengibre ralado. O Gengibre tem um sabor limonado que vai adicionar um travo revigorante nos seus pratos.


Na saúde: Utilização e aplicações medicinais
O Gengibre trata problemas digestivos, circulatórios, dores articulares, tem uma acção estimulante da secreção salivar e gástrica, aumentando o tónus da musculatura intestinal e o peristaltismo; é um excelente antiemético natural no combate aos enjoos das viagens; tem um efeito positivo em situações de problemas respiratórios (gripes e constipações; é rico em antioxidantes, combate os radicais livres, prevenindo gripes e resfriados a ação antioxidante que melhora o sistema imunológico também previne o envelhecimento precoce da pele; é antisséptico e anti-inflamatório, alem de ser um estimulante circulatório; é ainda responsável por acelerar o metabolismo por ter um efeito termogénico os óleos essenciais que produzem calor, ativam a circulação e otimizam a queima calórica; podendo ajudar ainda em casos de frieiras e má circulação nas mãos e nos pés; utilizado em problemas dispépticos e na prevenção de sintomas da cinetose (tonturas, náuseas, eventualmente vómitos, palidez e suor que podem ser causados por veículos em movimento). Os óleos essências da planta podem aliviar o enjoo decorrente da quimioterapia e o mal-estar de quem fica nauseado ao viajar. "Mastigue até 1 colher (café) de gengibre ralado para melhorar o problema"
Estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que a composição do gengibre pode inibir o avanço do câncer de cólon.
A medicina tradicional chinesa utiliza amplamente esta planta, incluindo para tratamento dos enjoos da grávida, sem qualquer tipo de advertência. Contudo, e dado se tratar de uma situação especial, é sempre conveniente o aconselhamento médico. Os orientais costumam ainda aplicar compressas de gengibre sobre zonas dolorosas, para aliviar dores articulares e musculares.

Durante séculos o Gengibre tem sido usado em todo o Oriente, aparece mencionado em livros médicos chineses de há 2000 anos, e está incluído em quase metade das receitas da medicina oriental devido às suas tantas propriedades medicinais.
Sua composição:
O genbibre é rico em Água (80,3%), Proteína (2,4%); Carbohidratos (12,3%); Minerais(1,2%); Ca (20 mg%); P (60 mg%); Fe (2,6 mg%), óleo essencial (2 a 3%) como o zingibereno, geraniol e linalol, possui ainda substâncias que lhe dão um sabor acre e picante: os gingeróis e soagóis (presentes na fracção resinosa), amido (60%), lecitinas, proteínas (Albumina, Globulina, Propamina, e Glutelina, Treonina e Prolin), sais minerais e vitaminas (Tiamina; Riboflavina; Niacina; Vit.C; Caroteno )

Chá tradicional
Ingredientes:1 colher (chá) de gengibre ralado
1chávena (chá) de água
Despeje o gengibre na água e ferva por cinco minutos. Coe e tome morno
 
Chá de gengibre para os refreiados
Ingredientes:2 colher, de sopa, de gengibre ralado
1 colher, de sopa, de mel
1 sumo de limão
500 ml de água fervente
Deite a água a ferver sobre o gengibre ralado. Misture o sumo de limão e o mel, mexendo muito bem. Passe pelo coador e tome, ainda bem quente.

Chá com camomila
Ingredientes:1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (sobremesa) de camomila
250 ml de água fervida

Despeje o gengibre e a camomila na água e tampe por alguns minutos. Coe e tome quente.

Chá com canela para emagrecer (não
deve bebido por grávidas,)
Ingredientes:
1 litro de água.
gengibre (4 cm)
1 pau de canela.

Abafe e aguarde uns 20 minutos. Tome várias vezes por dia!
O chá de canela não deve ser usado por grávidas, pois é abortivo.
Com gengibre, o chá de canela acelera o metabolismo, e por ser termogénico, ajuda a queimar calorias!

Dosagem recomendada
Quer por cozimento ou infusão, em comprimidos, cápsulas ou tintura, o gengibre pode ser consumido de várias maneiras.
Para uma infusão ou cozimento, podem-se adicionar 0,6 a 2g de rizoma de gengibre por chávena. Beber três chávenas por dia.
Em comprimidos, a dose será cerca de 500mg de pó três vezes por dia, antes das refeições.
Se for utilizada uma tintura, 30 a 50 gotas (1:5) uma a três vezes por dia.

domingo, 11 de março de 2012

As propriedades medicinais da PIMENTA!


Pimenta (Piri-piri chamada em Portugal)

Quem coloca a pimenta no dia-a-dia está levando, além de tempero,  uma série de medicamentos naturais: analgésico, anti inflamatório,  xarope, vitaminas, benefícios que os povos primitivos descobriram  há milhares de anos que agora estão sendo comprovados pela ciência. 

A pimenta do reino faz bem à saúde e seu consumo é essencial para  quem tem enxaqueca. Essa afirmação pode cair como uma surpresa para  muitas pessoas que, até hoje, acham que o condimento ardido deve ser  evitado. A pimenta traz consigo alguns mitos, como por exemplo o de que  provoca gastrite, úlcera, pressão alta e até hemorróidas.. Nada disso  é verdade. Por incrível que pareça, as pesquisas científicas mostram  justamente o oposto! A substância química que dá à pimenta o seu carácter ardido é  exactamente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde. 

No  caso da pimenta-do-reino, o nome da substância é piperina. Na  pimenta vermelha, é a capsaicina. Surpresa! Elas provocam a libertação de endorfinas - verdadeiras  morfinas internas, analgésicos naturais  extremamente potentes que o  nosso cérebro fabrica! O mecanismo é simples: Assim que você ingere  um alimento apimentado, a capsaicina ou a piperina  activam receptores  sensíveis na língua e na boca. Esses receptores transmitem ao  cérebro uma mensagem primitiva e genérica, de que a sua boca estaria  pegando fogo. Tal informação, gera, imediatamente, uma resposta do  cérebro no sentido de salvá-lo desse fogo: você começa a salivar,  sua face transpira e seu nariz fica húmido, tudo isso no intuito de  refrescá-lo. Além disso, embora a pimenta não tenha provocado nenhum  dano físico real, seu cérebro, enganado pela informação que sua boca  estava pegando fogo, inicia, de pronto, a fabricação de endorfinas,  que permanecem um bom tempo no seu organismo, provocando uma  sensação de bem-estar, uma euforia, um tipo de barato, um estado  alterado de consciência muito agradável, causado pelo verdadeiro banho de  morfina interna do cérebro. E tudo isso sem nenhuma gota de álcool!  

Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é produzida! E quanto  mais endorfina, menos dor e menos enxaqueca. E tem mais: as substâncias picantes das pimentas (capsaicinapiperina) melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago .  Possuem efeito carminativo (antiflatulência). Estimulam a circulação  no estômago , favorecendo a cicatrização de feridas (úlceras), desde  que, é claro, outras medidas alimentares e de estilo de vida sejam  aplicadas conjuntamente. Existem cada vez mais estudos demonstrando a potente acção  anti oxidante (anti envelhecimento) da capsaicina e piperina. Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que a pimenta,  tanto do género piper (pimenta-do-reino) como do capsicum (pimenta  vermelha), tem qualidades farmacológicas importantes. Além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é  muito rico em vitaminas A , E e C, ácido fólico, zinco e potássio.  Tem, por isso, fortes propriedades anti oxidantes e protetores do DNA  celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que  previnem o câncer. 

Graças a essas vantagens, a planta já está classificada como  alimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes,  possui componentes que promovem e preservam a saúde. Hoje ela é  usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores  musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e na prevenção  de arteriosclerose. Apesar disso, muitas pessoas ainda têm receio de consumi-la, pois  acreditam que possa causar mais mal do que bem. Se você é uma delas,  saiba que diversos estudos recentes têm revelado que a pimenta não é  um veneno nem mesmo para quem tem hemorróidas, gastrite ou hipertensão 

DOENÇAS QUE A PIMENTA CURA E PREVINE 
Baixa imunidade - A pimenta tem sido aplicada em diversas partes do  mundo no combate à HIV com resultados promissores. 

Câncer - Pesquisas nos Estados Unidos apontam a capacidade da  capsaicina de inibir o crescimento de células de tumor maligno na  próstata, sem causar toxicidade. Outro grupo de cientistas tratou  seres humanos portadores de tumores pancreáticos malignos com doses  desse mesmo princípio activo. Depois de algum tempo constataram que  houve redução de 50% dos tumores, sem afectação das células  pancreáticas saudáveis ou efeitos colaterais. Já em Taiwan os  médicos observaram a morte de células cancerosas do esófago

Depressão - A ingestão da iguaria aumenta a libertação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de  alerta, que está associado tb à melhora do ânimo em pessoas  deprimidas. 

Enxaqueca - Provoca a libertação de endorfinas, analgésicos naturais  potentes, que atenuam a dor. 

Esquistossomose - A cubebina, extraída de um tipo de pimenta  asiática, foi usada em uma substância semi-sintética por cientistas  da Universidade de Franca e da Universidade de São Paulo. Depois do  tratamento (que tem baixa toxicidade e, por isso, é mais seguro), a  doença em cobaias foi eliminada. 

Feridas abertas - É anti-séptica, analgésico, cicatrizante e  anti-hemorrágica quando o seu pó é colocado  directamente sobre a pele  machucada. Gripes e resfriados - Tanto para o tratamento quanto para a  prevenção dessas doenças, é comum recomendar a ingestão de uma  pequena pimenta malagueta por dia, como se fosse uma pílula.

Hemorróidas - A capsaicina tem poder cicatrizante e já existem  remédios com pimenta para uso tópico.

Infecções - O alimento combate as bactérias, já que tem poder  bacteriostático e bactericida, e não prejudica o sistema de defesa.  Pelo contrário, até estimula a recuperação imunológica.

Males do coração - A pimenta caiena tem sido apontada como capaz de  interromper um ataque cardíaco em 30 segundos.. Ela contém  componentes anticoagulantes que ajudam na desobstrução dos vasos  sanguíneos e ativam a circulação arterial.

Obesidade - Consumida nas refeições, ela estimula o organismo a  diminuir o apetite nas seguintes. Um estudo revelou que a pimenta  derrete os estoques de energia acumulados em forma de gordura  corporal. Além disso, aumenta a temperatura (termogênese) e, para  dissipá-la, o organismo gasta mais calorias. As pesquisas indicam  que cada grama queima 45 calorias.

Pressão alta - Como tem propriedades vaso dilatadoras, ajuda a  regularizar a pressão arterial.