quinta-feira, 15 de março de 2012

Gengibre - O Poderoso!!

O Gengibre de nome cientifico (Zingiber officinale).
A planta, possui folhas em forma de lança e raízes com aspecto característico e inconfundível.
O Gengibre é uma planta que necessita de temperatura elevada, entre 25 a 30º, e precipitação de até 2.000 mm anuais, principalmente na época do plantio até o início da formação de novos rizomas.
Esta planta quando cultivada em área com reduzida insolação, desenvolve bem a parte aérea, mas seu rizoma fica reduzido. Os solos preferidos são os de textura leve, bem drenados, para que não haja o apodrecimento dos rizomas pelo acumulo de água. O seu rizoma é retirado ao fim de 10 meses.
Plantio: primavera
Colheita: Inverno. Arrancar os rizomas manualmente quando a parte aérea da planta estiver seca

Na culinária:
Na culinária pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado.
O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem um sabor mais suave. Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o sumo (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shooga), feitas com os rizomas jovens, são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.
Ao preparar seus alimentos junte um pouco de Gengibre ralado. O Gengibre tem um sabor limonado que vai adicionar um travo revigorante nos seus pratos.


Na saúde: Utilização e aplicações medicinais
O Gengibre trata problemas digestivos, circulatórios, dores articulares, tem uma acção estimulante da secreção salivar e gástrica, aumentando o tónus da musculatura intestinal e o peristaltismo; é um excelente antiemético natural no combate aos enjoos das viagens; tem um efeito positivo em situações de problemas respiratórios (gripes e constipações; é rico em antioxidantes, combate os radicais livres, prevenindo gripes e resfriados a ação antioxidante que melhora o sistema imunológico também previne o envelhecimento precoce da pele; é antisséptico e anti-inflamatório, alem de ser um estimulante circulatório; é ainda responsável por acelerar o metabolismo por ter um efeito termogénico os óleos essenciais que produzem calor, ativam a circulação e otimizam a queima calórica; podendo ajudar ainda em casos de frieiras e má circulação nas mãos e nos pés; utilizado em problemas dispépticos e na prevenção de sintomas da cinetose (tonturas, náuseas, eventualmente vómitos, palidez e suor que podem ser causados por veículos em movimento). Os óleos essências da planta podem aliviar o enjoo decorrente da quimioterapia e o mal-estar de quem fica nauseado ao viajar. "Mastigue até 1 colher (café) de gengibre ralado para melhorar o problema"
Estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que a composição do gengibre pode inibir o avanço do câncer de cólon.
A medicina tradicional chinesa utiliza amplamente esta planta, incluindo para tratamento dos enjoos da grávida, sem qualquer tipo de advertência. Contudo, e dado se tratar de uma situação especial, é sempre conveniente o aconselhamento médico. Os orientais costumam ainda aplicar compressas de gengibre sobre zonas dolorosas, para aliviar dores articulares e musculares.

Durante séculos o Gengibre tem sido usado em todo o Oriente, aparece mencionado em livros médicos chineses de há 2000 anos, e está incluído em quase metade das receitas da medicina oriental devido às suas tantas propriedades medicinais.
Sua composição:
O genbibre é rico em Água (80,3%), Proteína (2,4%); Carbohidratos (12,3%); Minerais(1,2%); Ca (20 mg%); P (60 mg%); Fe (2,6 mg%), óleo essencial (2 a 3%) como o zingibereno, geraniol e linalol, possui ainda substâncias que lhe dão um sabor acre e picante: os gingeróis e soagóis (presentes na fracção resinosa), amido (60%), lecitinas, proteínas (Albumina, Globulina, Propamina, e Glutelina, Treonina e Prolin), sais minerais e vitaminas (Tiamina; Riboflavina; Niacina; Vit.C; Caroteno )

Chá tradicional
Ingredientes:1 colher (chá) de gengibre ralado
1chávena (chá) de água
Despeje o gengibre na água e ferva por cinco minutos. Coe e tome morno
 
Chá de gengibre para os refreiados
Ingredientes:2 colher, de sopa, de gengibre ralado
1 colher, de sopa, de mel
1 sumo de limão
500 ml de água fervente
Deite a água a ferver sobre o gengibre ralado. Misture o sumo de limão e o mel, mexendo muito bem. Passe pelo coador e tome, ainda bem quente.

Chá com camomila
Ingredientes:1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (sobremesa) de camomila
250 ml de água fervida

Despeje o gengibre e a camomila na água e tampe por alguns minutos. Coe e tome quente.

Chá com canela para emagrecer (não
deve bebido por grávidas,)
Ingredientes:
1 litro de água.
gengibre (4 cm)
1 pau de canela.

Abafe e aguarde uns 20 minutos. Tome várias vezes por dia!
O chá de canela não deve ser usado por grávidas, pois é abortivo.
Com gengibre, o chá de canela acelera o metabolismo, e por ser termogénico, ajuda a queimar calorias!

Dosagem recomendada
Quer por cozimento ou infusão, em comprimidos, cápsulas ou tintura, o gengibre pode ser consumido de várias maneiras.
Para uma infusão ou cozimento, podem-se adicionar 0,6 a 2g de rizoma de gengibre por chávena. Beber três chávenas por dia.
Em comprimidos, a dose será cerca de 500mg de pó três vezes por dia, antes das refeições.
Se for utilizada uma tintura, 30 a 50 gotas (1:5) uma a três vezes por dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário